Gatinha castrada: cuidados que devemos ter

Embora seja uma cirurgia considerada simples e muito recomendada por médicos veterinários, uma gatinha castrada precisa de cuidados específicos para se recuperar o mais rápido possível.

Já te adiantando, os cuidados pós-castração de gato costumam ser bem simples, mas extremamente importantes. Para te ajudar, conversamos com a Agda Magalhães, médica veterinária do time de PX (Pet Experience) Petlove.

Com quantos meses pode castrar uma gata?

Conforme explica Agda, alguns profissionais acreditam que a castração deve ser feita antes do primeiro cio. Contudo, outros afirmam que a cirurgia deve ocorrer após o primeiro cio (entre seis e oito meses de idade). Isso porque, após esse período, a fêmea já atingiu maturidade sexual e teve o primeiro contato hormonal.

Já que não há uma resposta certa, Agda afirma que “o melhor período para castração vai depender do estilo de vida do pet e da opinião do médico veterinário que o acompanha”.

Quais os benefícios de castrar uma gata ainda quando filhote?

Se está em dúvida se deve ou não ter uma gata castrada em casa, saiba que a cirurgia promove benefícios importantes à felina. Ou seja, o procedimento serve não só para impedir a superpopulação de gatos nas ruas, mas também para evitar:

  • Comportamentos agressivos
  • Tumores de mama
  • Infecções uterinas
  • A propagação de doenças como Fiv e FeLV
  • Comportamento do cio
  • A necessidade de “escapadas” de casa para a rua.

Quanto tempo demora para cicatrizar pontos em gatos?

Segundo a médica veterinária da Petlove, a cicatrização dos pontos em gatos leva em torno de sete a 10 dias, quando bem cuidado e sem a prática de exercícios físicos. Ainda assim, de acordo com Agda, alguns pets podem se mostrar super ativos e bem dispostos logo no terceiro dia após a cirurgia.

Quais cuidados devemos ter após a castração?

Para garantir que a felina se recupere da melhor forma possível e não tenha nenhum tipo de complicação, é fundamental colocar em prática uma série de cuidados. Abaixo, listamos sete dicas para você ajudar a sua gatinha castrada neste momento.

gata castrada usando um colar elizabetano

1- O descanso é fundamental para a gatinha castrada!

Primeiramente, a partir do momento em que a sua gatinha chegou em casa após a cirurgia, deixe-a descansar. Logo, você deve separar um cantinho bem aconchegante para ela, com tudo o que ela precisa o mais perto possível, como comedouro, bebedouro e caixa de areia (limpa!!!)

Lembre-se: embora seja considerada “simples”, a sua gata passou por uma cirurgia e, por isso, merece um bom descanso! O ideal é deixar que ela se anime naturalmente, já que forçar uma aproximação pode estressá-la.

2- Cuidados com a ferida

Digamos que a sua gata castrada deu uma boa descansada e já demonstra estar se recuperando bem. Então chegou a hora de se preocupar com o curativo da ferida.

A médica veterinária da Petlove destaca a importância de proteger a ferida para que a felina não tenha nenhum tipo de complicação. Dessa forma, é possível evitar lambidas na região da cirurgia com o uso de roupas cirúrgicas.

3- Evite movimentos bruscos

Por mais que seja bem difícil para um gato, você deve evitar que ela suba e pule de lugares altos, como sofás, escadas e móveis da casa. Dependendo de como está a cicatrização, um movimento um pouco mais forte pode causar o rompimento dos pontos.

4- Troque a alimentação da gatinha castrada

Conforme explicamos nessa outra matéria, a partir do momento em que a gatinha foi castrada, você deve trocar a ração dela para uma específica para gatos castrados.

O ideal é fazer a substituição de forma gradativa, normalmente no período de uma semana, para evitar qualquer alteração gastrointestinal.

“Mas por que a ração deve ser trocada?” Pois a castração tende a deixar os felinos mais quietos e com um gasto energético menor, o que facilita o ganho de peso. Além disso, o procedimento também afeta a quantidade de água consumida pelo pet no dia a dia, o que aumenta as chances de problemas no trato urinário.

Dessa forma, as rações específicas para gatos são produzidas especialmente para evitar esses e outros problemas comuns após a cirurgia.

5- “Minha gatinha foi castrada e não quer comer, e agora?”

A médica veterinária da Petlove Agda Magalhães afirma que alguns gatos podem urinar fora do local certo ou diminuir o apetite por conta da dor. Contudo, esse comportamento costuma passar após alguns dias, mas se persistir, o ideal é retornar ao médico veterinário para uma avaliação.

6- Retornando à rotina

Ao passar dos dias, a sua gatinha castrada irá se recuperar e voltar às atividades normais. Mas é preciso ter um pouco de cautela, principalmente se ela for bem agitada e adora sair pulando e escalando tudo por aí.

Se a sua felina é desse jeito, você deve controlá-la um pouco no início até que a cicatrização seja concluída perfeitamente.

7- Se necessário, a estimule fisicamente

Por último, a castração pode fazer com que a sua gatinha fique um pouco mais sedentária. Dessa forma, você precisa estimular as atividades físicas para que ela não desenvolva nenhum problema de saúde, como o sobrepeso e a obesidade. Assim que tiver alta, ela já pode voltar a se exercitar.

Para isso, você deve enriquecer o ambiente do pet com brinquedos e acessórios que promovam o entretenimento e, claro, satisfaçam os instintos naturais.

Fonte: Petlove.